UFPR traz exposição “Deuses que Dançam” para Curitiba

Exposição que esteve em Paranaguá e em Matinhos estará em cartaz no saguão do prédio da administração da Reitoria entre novembro e dezembro

Entre os dias 09 de novembro e 19 de dezembro a exposição “Deuses que Dançam” estará no saguão do prédio da Administração da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A exposição realizada em parceria com o curso de licenciatura em Artes da UFPR do Setor UFPR Litoral e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR  apresenta manequins em tamanho real com as vestimentas e expressão corporal dos Orixás, deuses do Candomblé, ancestrais africanos responsáveis por proteger as forças que regem a natureza.

A proposta da  exposição é trazer, independente de crença religiosa, a estética da cultura proveniente do Candomblé, como suas danças e sua música. Além disso, “Deuses que Dançam” possibilita o conhecimento do universo das divindades representadas a partir de objetos, cores, enfeites, contas, comidas, bebidas, músicas, trajes típicos, gestos e coreografias características.

Sob orientação da professora Gisele Kilemann, as indumentárias e acessórios da mostra foram desenhados por Milah Gouveia, com colaboração de Breno Oberdan, Mariana Rossafa e Suellen Inouhe e os manequins foram desenvolvidos por Rhodrigo Clhöe e executados por Otoniel Cruz Pessoa.

A exposição faz parte da programação do mês da Consciência Negra da UFPR, organizado pela reunião de órgãos, grupos de pesquisa e extensão, coletivos de estudantes e parceiros externos sob o selo “Negritude UFPR”, que traz diversas atividades que se relacionam com o tema não só apenas em novembro, mas também no decorrer do ano que vem.

Exposição “Deuses que Dançam”
Data: De 09 de novembro a 19 de dezembro de 2018.
Local: Reitoria UFPR– Rua XV de Novembro, 1299 – Centro –Curitiba-PR
Mais informações: (41) 3313-2042 – CURITIBA | (41) 3721-1200 – PARANAGUÁ –

Confirme sua participação na abertura: https://www.facebook.com/events/192613678298079/