Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

MAE-UFPR abre exposição sobre trajetória de Lange de Morretes como cientista

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) inaugura às 16h na sexta-feira, dia 29 de julho, a exposição “Lange de Morretes: Uma Viagem Naturalística” em sua sede Histórica em Paranaguá*

A exposição traz ao público um lado ainda pouco conhecido da vida do artista plástico paranaense Frederico Lange de Morretes: sua atuação como Naturalista. A mostra apresenta a relevância de Frederico no campo da Malacologia (estudo dos moluscos), o qual, em suas pesquisas de campo, coletou e catalogou 25 novas espécies, 2 novos gêneros e 3 subgêneros de moluscos, tendo publicado, em sua vida, cerca de 13 trabalhos. Em seus últimos anos de vida, Lange de Morretes fez inúmeras coletas no litoral do Paraná, principalmente nas regiões de Guaratuba, Matinhos e Ilha do Mel. 

A curadoria da exposição foi realizada pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Belz e Marcos de Vasconcellos Gernet, Doutorando da Pós-graduação em Zoologia – PPGZoo-UFPR), em uma parceria entre o MAE-UFPR, CEM-UFPR (Centro de Estudo do Mar), o Grupo de Malacologia do Paraná e o LEBIO (Laboratório de Ecologia Aplicada a Bioinvasões). 

A abertura da exposição faz parte do evento de comemoração dos 59 anos do MAE-UFPR e é a primeira exposição presencial inaugurada no MAE após o período em que seu espaço físico em Paranaguá permaneceu fechado durante a pandemia de COVID-19. 

Confira como foi a abertura da exposição aqui!

Serviço 
Abertura da Exposição “Lange de Morretes: Uma Viagem Naturalística” 
Data: 29/07/2022 
Horário: 16h 
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá-PR
ENTRADA GRATUITA 

Mais informações: (41) 3313-2042 | 

Siga o MAE-UFPR nas redes sociais! @maeufpr 

* A apresentação musical do Duo da Orquestra Filarmônica, com os violinistas Alan Forgati e Jessica Cionek anteriormente prevista e divulgada foi cancelada por motivos de força maior. Acabamos tendo em seu lugar apresentação do grupo de Fandango com o Mestre Zeca da Rabeca.