Inauguração do Espaço MAE-UFPR Curitiba celebra cultura e tradição Guarani

Foto: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

A inauguração do Espaço MAE-UFPR Curitiba, que aconteceu na última quinta-feira no dia 16 de fevereiro, representa um marco importante para o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR). A abertura da exposição Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani em Curitiba está aberta no espaço trazendo à luz aspectos da forma de vida, arte, cosmologia e religiosidade Guarani.

O evento contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Prof. Dr. Rodrigo Arantes Reis, técnicos, professores e estudantes da UFPR, além do público da comunidade externa.

Os visitantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita mediada pela antropóloga Gabriela de Carvalho Freire e pela professora Laura Pérez Gil, também antropóloga. Foto: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

A inauguração marcou a despedida da professora Laura Pérez Gil, ex-diretora do MAE-UFPR, que encerrou seu ciclo na instituição ao participar do evento. Laura foi curadora da exposição juntamente com representantes de seis comunidades Guarani do litoral e que agora foi reinaugurada em Curitiba. Desde 27 de janeiro de 2023, o museu está sob a direção da historiadora Bruna Marina Portela, que dará continuidade à tarefa de liderar a equipe do MAE-UFPR.

A inauguração marcou a despedida da professora Laura Pérez Gil, ex-diretora do MAE-UFPR (à esquerda). O museu está sob a direção da historiadora Bruna Marina Portela (no centro). O evento contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Prof. Dr. Rodrigo Arantes Reis (à direita). Foto: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

O Espaço do MAE-UFPR em Curitiba está localizado no subsolo do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, e está aberto ao público para visitação de segunda a sexta das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h. O espaço estará aberto também para oficinas, cursos e atividades pedagógicas a serem divulgadas nas redes sociais do MAE-UFPR e no site do Museu.

Foto: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

Visitar o espaço é oportunidade de conhecer a história e a cultura do povo Guarani. Segundo a professora Laura Pérez Gil, a exposição é uma oportunidade única para conhecer a história e a cultura do povo Guarani. “É um espaço que celebra os 60 anos de história do MAE-UFPR e que tem como objetivo a preservação e divulgação da cultura Guarani. A exposição é uma maneira de mostrar a importância da cultura indígena na formação do Brasil e do Paraná”, afirmou.

Serviço:
Exposição “Nhande Mbya Reko – Nosso Jeito de Ser Guarani”.
Horários de Visitação:  De segunda a sexta das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h
Onde: Espaço MAE-UFPR Curitiba. Subsolo do Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade em Curitiba. (Clique aqui para visualizar no Google Maps).