O projeto Histórias de Faxinais do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, premiado na 8ª edição do Prêmio Ibermuseus de Educação, tem como proposta pesquisar, reunir, sistematizar e divulgar histórias, memórias e objetos ligados aos povos de faxinais de Pinhão/PR, em especial do Faxinal dos Ribeiros e seu entorno. Os povos de faxinais constituem comunidades tradicionais do rural paranaense que ocupam, no município em questão, regiões de matas de araucária e de lavoura associadas. Caracterizam-se, entre outros aspectos, por possuir um sistema produtivo baseado na articulação entre criação animal à solta (em compáscuo ou, mais recentemente, em áreas familiares), lavouras cultivadas em áreas descontínuas ou fechadas por cercas e extrativismo de baixo impacto (principalmente de erva-mate e pinhão).
Adotando uma metodologia participativa, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Colégio Estadual do Campo Prof. Izaltino Bastos e tem como eixo a perspectiva das crianças e jovens sobre seu passado, presente e futuro. Abaixo apresentamos os produtos elaborados a partir dessa parceria:
Confira os conteúdos dos banners apresentados nas exposições do projeto.
Leia o livro de contos escritos pelos próprios estudantes de Pinhão.
Conheça a região através das imagens capturadas durante o projeto.
Assista e conheça histórias de vida do universo de Faxinais.
Articulando textos elaborados pelos estudantes do Colégio Izaltino sobre o passado local (com foco em cultura material), imagens de objetos significativos para a comunidade e fotografias de situações do cotidiano regional, a Exposição Histórias de Faxinais busca apontar aspectos relevantes vinculados à memória material dos faxinalenses. Propõe uma visão dinâmica do passado e do presente, em que continuidade e mudança, abertura para o mundo exterior e forma de vida própria convivem em um contexto rico e complexo. Suas lâminas alternam narrativas infanto-juvenis com a imagem e descrição de objetos significativos tanto no passado quanto no presente, alguns mais gerais e outros marcados por histórias muito específicas.
O livro Histórias de Faxinais é composto por dezesseis contos escritos por crianças e jovens entre 11 e 18 anos, elaborados a partir de narrativas dos mais velhos sobre acontecimentos do passado. A seleção teve como critério não apenas sua qualidade literária, mas também a diversidade de temáticas e perspectivas do passado e do presente trazida pelos estudantes do Colégio Estadual do Campo Prof. Izaltino Bastos.
Além do livro em português, está também disponível a versão em espanhol, possibilitando sua divulgação e ampliação de diálogo com outros contextos tradicionais da América Latina e Península Ibérica.
O álbum de fotografias elaborado por Douglas Fróis, fotógrafo do MAE-UFPR, permite-nos conhecer o contexto de vida dos povos de faxinais de Pinhão/PR, alguns moradores locais, o Colégio Estadual do Campo Prof. Izaltino Bastos, crianças e jovens autoras dos textos da exposição e dos contos do livro. Através de suas imagens, Douglas nos transporta para o ambiente habitado pelos povos de faxinais, destacando a beleza, riqueza, complexidade da região de matas de araucária de Pinhão/PR.
A websérie Histórias de Faxinais é composta por vídeos de curta duração elaborados a partir de entrevistas registradas tanto ao longo deste projeto, em 2018, quanto em projeto anterior, Memórias dos povos do campo no Paraná, financiado por parceria entre o MinC e o ITCG/PR (2012-2013). Traz relatos de moradores de Pinhão/PR sobre aspectos relevantes de sua história e cultura, em episódios temáticos.
Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
RUA BOM JESUS, 650 – JUVEVÊ, CURITIBA/PR
+55 41 3313-2042 / +55 41 3313-2045