Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Espaços

Sede Histórica

O prédio que abrigou o antigo Colégio Jesuíta, em Paranaguá, é a sede das exposições de Longa Duração e Temporárias do MAE. Além das salas expositivas, existem vários espaços de sociabilidade, onde são realizados eventos diversos. O auditório, com capacidade para 100 pessoas, é um local ideal para reuniões, seminários e conferências, assim como projeções, já que conta com o equipamento adequado a essas finalidades. Apresentações ou eventos ao ar livre, que envolvem dança e música, podem acontecer no claustro ou no deque. O Monumento é um espaço inclusivo com garantias de acessibilidade.

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR possui em Paranaguá espaços de sociabilidade que podem ser utilizados pela comunidade para eventos, tais como formaturas, reuniões, workshops, seminários, palestras, cursos, oficinas e espetáculos.

Os espaços de sociabilidade correspondem ao Auditório e o Claustro .

A solicitação de uso desses espaços deve ser encaminhada à Secretaria da Sede Histórica do MAE em Paranaguá via Formulário online de Solicitação do uso de espaços de sociabilidade do MAE-UFPR, e seguir os procedimentos regulamentados pela  Resolução 15/13  do Conselho de Planejamento e Administração da Universidade Federal do Paraná – COPLAD.

O link para leitura da Resolução, bem como instruções de pagamento da locação, que é feita via GRU podem ser encontrados na página do formulário.

Visite nossa Sede Histórica!
Conheça a história do Monumento
Conheça a exposição permanente “Assim Vivem os Homens”

(Nossos telefones de Paranaguá estão com problemas. Entre em contato pelo e-mail mae@ufpr.br)
Horário de Funcionamento: Aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 17h.
Endereço: Rua XV de Novembro, 575 – CENTRO HISTÓRICO. Paranaguá-PR.

Espaço MAE-UFPR

O Espaço MAE-UFPR (antiga “sala didática”), é  localizado no subsolo do Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade. O espaço é voltado para receber o público escolar, realizando visitas guiadas com monitoria treinada para a apresentação de nosso conteúdo expositivo. Nela, estudantes de Curitiba têm a oportunidade de conhecer parte do acervo do MAE ali exposto.

Além disso, lá são oferecidos materiais didáticos, cursos para professores da rede de ensino fundamental e médio, eventos e oficinas lúdico-pedagógicas com temas que procuram dialogar e aproximar a exposição dos visitantes.

Visite a Sala Didática!
Conheça a Exposição Permanente da Sala Didática
Saiba mais sobre nossas Ações Educativas

Telefones: (41) 3313-2042
Horário de Funcionamento: (atualmente fechado para reforma)
Endereço: Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade, Centro – Curitiba

Reserva Técnica

Inaugurada em 2006, a Reserva Técnica do MAE, localizada no Campus Juvevê da UFPR, em Curitiba, é o espaço destinado à conservação, guarda, inventário e pesquisa do acervo quando não está em exposição. Nesse local é realizado todo o tratamento técnico das coleções que inclui a higienização, acondicionamento e curadoria, para posteriores divulgações, por meio de exposições, materiais didáticos e publicações.
No MAE, ela é constituída pela Direção e unidades regimentais do MAE, pela Secretaria, uma Biblioteca com espaço para pesquisa, Sala de Acondicionamento das coleções de Arqueologia, Etnologia e Cultura Popular, Sala do Arquivo Histórico e um Laboratório com equipamentos destinados à higienização e tratamento das peças.

Conheça os Programas e Projetos de Extensão do MAE

Telefones: (41) 3313-2042 / (41) 3313-2045
Horário de Funcionamento: Aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h
Endereço: Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê – Curitiba-PR.