Comunidade Quilombola – Lagoinha de Cima

Curadoria: Sônia Lourenço

Instituição: UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso

Local: MAE – Colégio Jesuíta. Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá, PR
Datas: 27/11/2015 à 28/02/2016

Inaugurada como parte da Programação Especial do Mês da Consciência Negra no MAE-UFPR, a mostra foi realizada pelo NAPas – Núcleo de Pesquisa em Antropologia Social Artes, Performances e Simbolismos da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e é fruto de um projeto de extensão universitária intitulado “Patrimônio Cultural e Saberes Tradicionais Quilombolas de Chapada dos Guimarães”.

Realizado em conjunto com a Associação Quilombola Negra Rural de Lagoinha de Cima do município de Chapada dos Guimarães no Mato Grosso, ela contou histórias e experiências vividas “cheias de afeto, densidade e protagonismo como sujeitos de direito, trabalhadores e trabalhadoras da terra que buscam alcançar os direitos mais básicos para viver”, de acordo com a profª Dra. Sônia Lourenço, do Departamento de Antropologia UFMT, coordenadora e pesquisadora do projeto.