Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

MAE-UFPR inaugura exposição “Nhande Mbya Reko”

Exposição, desenvolvida em parceria com comunidades guarani do litoral paranaense, tem como objetivo mostrar aspectos da vida e do pensamento indígena.

Exposição Trata Da Elaboração Do Artesanato Dos Povos Guarani Mbya Como Meio Fundamental Para Sua Continuidade Sociocultural, Seu Modo De Vida E Suas Práticas Espirituais. Na Imagem, Paulo Acosta Trabalha Na Criação De Uma Estatueta Em Madeira Vixo Ra’anga, Representando Uma Coruja. Foto: Douglas Fróis/MAE-UFPR

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) inaugura às 14h desta quarta-feira (11) a exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso jeito de ser Guarani”. A exposição é resultado da colaboração entre cinco comunidades da região litorânea do Paraná – Pindoty (Terra Indígena (TI) Ilha da Cotinga/Paranaguá-PR), Kuaray Guata Porã (TI Cerco Grande-Guaraqueçaba/PR); Guaviraty e Karaguata Poty (TI Sambaqui/Pontal do Paraná-PR), Kuaray Haxa (Morretes-PR) – e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

O objetivo deste trabalho é trazer ao público aspectos da forma de vida, da arte, da cosmologia e da religiosidade Guarani tomando como ponto de partida o artesanato, buscando mostrar o cotidiano dessas comunidades tradicionais. Isso é mostrado com o contraste entre o artesanato fabricado para a venda aos jurua (não-indígenas) e os objetos tradicionais, voltados para as dinâmicas próprias das comunidades Guarani Mbya, como a religiosidade.

A realização dessa exposição foi possibilitada através do projeto “Mutirão Mais Cultura na UFPR”, financiado via edital pelo Ministério da Cultura (MINC) e do Ministério da Educação (MEC). O projeto desenvolve ações na região do Litoral do Paraná em vários municípios em parceria com associações de moradores de comunidades tradicionais de pescadores, quilombolas, indígenas, carnavalescos e artesãos. A exposição estará em cartaz até 4 de agosto de 2019 e terá entrada franca durante todo o período de exposição.

SERVIÇO:

Exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”
Data: De 11 de julho de 2018, com inauguração às 14h, a 4 de agosto de 2019.
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá-PR Mais informações: (41) 3313-2042 – CURITIBA | (41) 3721-1200 – PARANAGUÁ – www.facebook.com/MAEUFPR
Confirme sua participação na abertura da exposição clicando aqui.

Comments are closed.