Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Deuses que Dançam

Curadoria: Profa. Dra. Gisele Kliemann e Milah Gouveia

Locais: MAE – Sede Histórica. Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá, PR e UFPR Setor Litoral – Matinhos, PR

Datas:

21/06/ 2017 a 25/05/ 2018 – Paranaguá.

15/06/2018 a ??/08/2018 – Matinhos

9/11/2018 a 15/12/2018 – Curitiba

Realizado em parceria com o curso de licenciatura em Artes da UFPR, a exposição apresenta os Orixás: segundo o Candomblé, ancestrais africanos responsáveis por proteger as forças que regem a natureza, representados na exposição por manequins que “vestem” as divindades dançantes. Desta forma, a proposta da exposição é trazer, independente de crença religiosa, um pouco da estética da cultura proveniente do Candomblé, como suas danças e sua música. Busca também possibilitar o conhecimento de seu universo, apresentado na mostra com cada elemento presente em suas manifestações — objetos, cores, enfeites, contas, comidas, bebidas, músicas, trajes típicos, gestos e coreografias.
As indumentárias e acessórios da mostra foram desenhados por Milah Gouveia, com colaboração de Breno Oberdan, Mariana Rossafa e Suellen Inouhe e os manequins foram desenvolvidos por Rhodrigo Clhöe e executados por Otoniel Cruz Pessoa. O encerramento da mostra na Reitoria aconteceu em 15 de dezembro de 2018.