Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

“Re-Tratos da Rua – A construção do olhar fotográfico de populações invisíveis”

Curadoria : Douglas Fróis e Patricia Folly
Instituição: Prefeitura Municipal de Curitiba
Local: MAE – Colégio Jesuíta. Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá, PR
Datas: De 17/06/2016 à 17/07/2016 (no 2º piso) e de 23/08/2023 a 22/10/2023 (no claustro)

A exposição é uma mostra dos resultados do projeto Re-Tratos da Rua, uma iniciativa do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, com apoio do Ministério da Saúde. O projeto visava promover, através da fotografia, a inclusão social de usuários dos CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas), em tratamento pelo uso de álcool e outras drogas.

Invertendo a abordagem típica de outros projetos fotográficos — que em geral costumam retratar grupos sociais marginalizados a partir do olhar de um observador externo — o projeto “Re-Tratos da Rua” promoveu verdadeiras narrativas visuais através do olhar de pessoas em tratamento. As imagens proporcionam insights profundos sobre realidades cotidianas, muitas vezes negligenciadas. 

Por meio de oficinas de fotografia que aconteceram entre 2014 e 2015, participantes do CAPS AD de Curitiba capturaram imagens que refletem sua visão pessoal de sua própria história nas ruas e seu entorno. Assim, a exposição desafia as abordagens tradicionais de fotografia documental, convidando o público a enxergar a realidade sob o olhar de um grupo marginalizado.
 
Instalada no museu anteriormente em 2016, a exposição retornou em 2023 ao MAE-UFPR instalada agora no claustro, revisada para funcionar em formato itinerante, o que permite levar os resultados do projeto Re-Tratos da Rua para outros locais.