Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Sagrado

Coordenação museográfica: Ana Luisa de Mello Nascimento

Local: Capela da Reitoria – Edifício Dom Pedro I – Rua Gen. Carneiro, 460 – Curitiba-PR – Reitoria da UFPR
Data: inaugurado em novembro de 2015

A exposição “Sagrado” foi integrante de uma série de atividades organizadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) em torno do tema da diversidade religiosa entre 2014 e 2015. As ações buscavam dialogar com o Programa Nacional de Direitos Humanos, que trata da “garantia da igualdade na diversidade”.

O objetivo foi fomentar o debate sobre a pluralidade de manifestações culturais que constituem o espaço acadêmico como espaço social, “fundamental para que possamos promover e disseminar uma cultura da paz e de respeito às diferentes crenças, à liberdade de culto e garantia da laicidade do Estado” segundo a professora Deise Cristina de Lima Picanço, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná na época.

A exposição trouxe, como eixo catalizador desse processo, uma série de fotografias de diferentes momentos do cotidiano de várias práticas religiosas. A curadoria das imagens buscou mostrar esse contexto como práticas culturais, demonstrando múltiplas compreensões do que é o “Sagrado” para as diferentes crenças. Como convite à reflexão sobre a diversidade religiosa, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura buscou dar, desta maneira, continuidade ao conjunto de atividades da Capela da Reitoria com objetivo de a consolidar como espaço ecumênico e cultural no cotidiano da UFPR.