Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Sunguilar: Contos Africanos

Curadoria: Andréia Baia Prestes e Marcos Silveira

Coordenação museográfica: Ana Luisa de Mello Nascimento

Locais:

• Sede Histórica do MAE. Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá, PR
  • Hall de Entrada do Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade, Curitiba-PR
  • Sala Arte e Design: Reitoria da UFPR- Rua General Carneiro, 460, Hall do Edifício Dom Pedro I – Reitoria da UFPR – Curitiba-PR

Datas:

• De 22 de novembro de 2013 a 31 de agosto de 2014 (Paranaguá)
  • 22 a 29 de novembro de 2014 (Praça Santos Andrade em Curitiba)
  • 23 a 27 de fevereiro de 2015 ( Sala Arte e Design – Reitoria da UFPR)

A mostra itinerante foi fruto de uma parceria com as escolas municipais de Ensino Fundamental. O objetivo da exposição foi mostrar uma África diferente daquela vista nos livros escolares, reunindo os seis contos do livro e áudio-livro “Assim Vivem os Homens Vol. 2 – Contos Africanos” lançado pelo selo da Editora UFPR.

A exposição é resultado de um Projeto realizado pelo MAE, com o mesmo nome: Sunguilar. O nome tem origem na língua Kimbundu e significa “Passar o tempo contando histórias”. O projeto se insere na formulação da lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas de ensino fundamental e médio. Entre suas ações, o projeto promoveu contação de histórias africanas em escolas municipais de ensino fundamental em Curitiba. Além dessa atividade, os alunos participaram de uma oficina de composição de painéis coletivos. Esses painéis estiveram expostos na mostra “Sunguilar: Contos Africanos” em conjunto com os contos do livro.