Tesouros do Museu Nacional

Responsável: Thereza Baumann

Instituição: Museu Nacional (RJ)

Local: Sede Histórica do MAE-UFPR. Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá, PR

Data: De 4 a 24 de julho de 2012

A exposição itinerante “Tesouros do Museu Nacional” do Rio de Janeiro, o maior museu de História Natural da América Latina, foi recebida pelo MAE e contemplou todas as áreas do Museu Nacional: Antropologia, Botânica, Geologia, Paleontologia, Zoologia, além das obras raras, arquivo e o acervo histórico do espaço. O objetivo da iniciativa é divulgar os “tesouros” conservados no Museu Nacional e que normalmente só estão disponíveis àqueles que visitam o museu no Rio de Janeiro. As coleções científicas, por exemplo, contêm vários itens como borboletas, meteoritos, múmias, dinossauros, sementes, registros sonoros, rochas, objetos de outras culturas e outros.

A exposição proporcionou também o cruzamento entre os saberes da natureza, da cultura, das ciências naturais e antropológicas. Com um acervo de aproximadamente 15 milhões de peças, o Museu Nacional, que integra desde 1946 a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi criado por Dom João VI em 1818 e é a mais antiga instituição brasileira dedicada à ciência geral.

Estatísticas do MAE apontam que o Museu obteve recorde de visitação, recebendo em um único mês mais de 3.700 visitantes, desses, mais da metade são estudantes do ensino médio e fundamental. Durante o mês de maio, o MAE ofereceu visitas guiadas à exposição “No Ritmo do Fandango” e a mostra itinerante “Tesouros do Museu Nacional”.