Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

No Ritmo do Fandango

Curadoria: Bárbara Furquim e Vanessa Durando

Coordenação museográfica: Ana Luísa de Mello Nascimento

Local: Sede Histórica do MAE-UFPR. Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá, PR

Data: 9 de dezembro de 2011 a 8 de abril de 2012, prorrogado até 15 de julho de 2013

A exposição abordou o tema sobre os aspectos da construção dos instrumentos e da realização da festa, expondo ferramentas, rabecas em diversas fases de confecção, tamancos, dentre outros utensílios que dão vida às danças e músicas desse universo de estilo de vida simples, humilde e único. Além disso, um vídeo feito para a exposição mostra a visão de mestres fandangueiros sobre a festa e sua construção:

O evento trouxe ao público objetos pertencentes ao acervo de Cultura Popular do museu, além de imagens do fotógrafo Carlos Roberto Zanello de Aguiar, conhecido como “Macaxeira”, autor do livro “Fandango no Paraná: Olhares”. Houve ainda três maquetes em papel machê da artista Elizangela Sarraf, cedidas pelo Sesc de Paranaguá.

A exposição foi aberta com a mesa-redonda “No ritmo do Fandango: conversando com os mestres” com a professora Jandira Xavier Gonzaga, diretora de Extensão da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e os fandangueiros Mestre Nemésio e Mestre Brasílio e a apresentação do grupo de Fandango do Mestre Brasílio no pátio interno do prédio.

O Fandango é uma colorida festa de tradição do sul e sudeste brasileiro, originada em comunidades de trabalho rural, presente em diversas festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval.

A exposição teve recorde de visitação, com mais de 31 mil visitantes desde sua inauguração em dezembro de 2011.