Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

UFPR lança nesta semana o #AbrilIndígenaUFPR2021: Vida, Cultura e Arte

A Universidade Federal do Paraná promove uma série de atividades virtuais neste mês de abril com intuito de dar visibilidade à atuação dos povos indígenas, reafirmando sua presença na UFPR. É o “#AbrilIndígenaUFPR2021”, que neste ano traz uma extensa programação com diversos eventos sobre Vida, Cultura e Arte indígena. A Live de Abertura do evento está prevista para esta terça-feira, dia 6 de abril de 2021, às 18h30, com link divulgado pelas Redes Sociais da UFPR, e contará com a apresentação do evento realizada por estudantes indígenas da universidade.  

O evento coloca na agenda da universidade diferentes aspectos da vida e das produções indígenas. Trata-se de um momento para a reivindicação e luta pelos direitos destas populações, assim como para dar visibilidade às expressões artísticas e intelectuais dos povos indígenas no Brasil.  

As alunas e alunos indígenas na UFPR têm um papel protagonista e decisório no desenvolvimento da programação do evento e participam ativamente nas atividades. Dessa forma, o evento é, também, uma ocasião para ampliar e fortalecer as conexões entre estudantes e as comunidades e organizações às quais se vinculam, e que reverbera as contribuições indígenas na construção de uma universidade que se quer cada vez mais inclusiva e plural. Na sua edição de 2021, realizada de forma totalmente virtual, o Abril Indígena UFPR propõe uma programação que aborda tanto aspectos cruciais dos efeitos da pandemia nas comunidades indígenas, especialmente do Paraná, quanto constitui um meio de divulgação das atuações de profissionais e artistas indígenas no campo da arte e da cultura. 

Nessa edição, homenageamos duas grandes mulheres indígenas: Bernaldina José Pedro e Indiamara Saliane Mendes. Bernaldina, conhecida carinhosamente como Vó Bernal, vítima da Covid-19, era do povo Macuxi, residente da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR), curandeira, artista e grande conhecedora dos cantos macuxi. Indiamara, do povo Kaingang, era médica formada na UFPR e atuava no Hospital Regional do Litoral. A vida e a luta dessas duas mulheres são a inspiração que move este Abril Indígena UFPR, que pretende lembrar e valorizar as vidas indígenas, suas artes, ciências e culturas. 

O Abril Indígena UFPR 2021 é uma iniciativa da Universidade Federal do Paraná, com organização realizada através da parceria de diferentes instâncias da UFPR: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC-UFPR), Coordenadoria de Cultura (COC-UFPR), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-UFPR), Museu de Arte da UFPR (MusA-UFPR), PET Litoral Indígena e Laboratório de Interculturalidade e Diversidade (LaID/Setor Litoral-UFPR), Núcleo Universitário de Educação Indígena (NUEI-UFPR) e Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD-UFPR). 

Serviço: 
“#AbrilIndígenaUFPR2021 – Vida, Cultura e Arte” 
Quando: Durante todo o mês de abril, confira a programação do evento. 
Onde: Redes Sociais da UFPR @ufpr_oficial 
@proecufpr@maeufpr@museudeartedaufpr | @culturaufpr@pet_indigena@sipad.ufpr 
Entrada e Inscrições: GRATUITA, confira detalhes na divulgação de cada evento nas redes sociais.   

Programação completa do evento: 

06/04/2021- 18h30 – Live de lançamento da Programação #ABRILINDÍGENAUFPR2021 – Vida, Cultura e Arte 
Local: Youtube Oficial de Eventos da TV UFPR. Link da transmissão a ser divulgado nas Redes Sociais oficiais da UFPR (www.instagram.com/ufpr_oficial e www.facebook.com/UFPRoficial ). 

07/04/2021 – 19hConferência: A Articulação de Profissionais Indígenas – Conferencista convidada: Vanisse Domingos, se formou em Licenciatura Intercultural Indígena na Unichapecó e é gestora na Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen’Nó, da Secretaria de Educação de Santa Catarina. 

Local: SIPAD/UFPR – Canal do Youtube
 
08, 15, 22 e 29/04 (toda quinta)“Te Informa Parente! Vacina Parente!” – Lançamentos de vídeos curtos produzidos por estudantes indígenas da UFPR difundindo informações sobre a vacina contra COVID-19. Os vídeos serão dirigidos aos povos indígenas e buscam desconstruir fake news, ressaltando a importância de que todos sejam vacinados. 

Local: Redes Sociais oficiais da UFPR. 

12, 19 e 26/04 (toda segunda)“Territórios Indígenas”: postagens compostas por fotos, depoimentos e textos que retratarão os territórios e etnias de estudantes indígenas da UFPR. 

Local: Coordenadoria de Cultura UFPR | Facebook  

Coordenadoria de Cultura | Instagram

13/04/2021 – 16h: Lançamento do vídeo catálogo da exposição Netos de Makunaimi: encontros de arte indígena contemporânea – Com duração de 15’, o vídeo é estruturado em entrevistas com as curadoras e os artistas da exposição, além de animações gráficas.  

Local:  Museu de Arte da UFPR – MusA – YouTube . 

14/04/2021 – 16h:  Lançamento do Protocolo “Saberes Indígenas – Ancestralidade, tradição e educação com a natureza – Roda de Conversa: Sabedorias Tradicionais com a Natureza – Apontamentos para a realização de práticas educativas interculturais”. No evento, as educadoras-pesquisadoras e autoras dialogam com os participantes sobre o percurso da pesquisa e realização do protocolo. 

Participam: Nahyr Carneiro (Mestre no Ensino de Ciências Ambientais em Rede NacionalPROFCIAMB/UFPR); Neiva Gabriel Fernandes (PET Litoral Indígenas); Ana Elisa de Castro Freitas (LaID/PET Litoral Indígena’PROFCIAMB-UFPR) – mediação Tainara Gagnin de Oliveira (PET Litoral Indígena) 

Local:  SIPAD/UFPR – Canal do Youtube

14, 21 e 28/04/2021 – 16h: Acervo em Foco: postagens sobre obras do acervo do MusA que trazem referências indígenas ou de artistas do acervo que dialogam com essa temática.   
Local: Museu de Arte da UFPR – MusA | Facebook

17/04/2021 – 14h: Entrevista com  Naine Terena – doutora em Educação e docente na Faculdade Católica de Mato Grosso. Curadora da exposição Véxoa: nós sabemos, da Pinacoteca de São Paulo.  

Local: Lançamento em Premiere no Youtube do MAE-UFPR.  

20/04/2021 – 20h: Exibição do Filme inédito “Retrato Selvagem – Eterno Retorno” – O filme trabalha de modo singular com a ideia de repetição na exploração dos povos originários, tendo como exemplo a experiência histórica de Santa Catarina. Direção: Beto Carminatti / Roteiro: Beto Carminatti e Flíbio Ferreira / Trilha sonora: Flíbio Ferreira 

Local:  Coordenadoria de Cultura UFPR – YouTube

24/04/2021 – 14h: Entrevista com Idjahure Kadiwel, mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ, correspondente da Rádio Yandê, editor e pesquisador de etnomídias indígenas.  

Local: Lançamento em Premiere no Youtube do MAE-UFPR
 
 

27/04/2021 – 20h: Estreia do vídeo da canção Índio (Celia Mara)  

Intérpretes: Mariá Sallum e instrumentistas do Grupo de MPB da UFPR 

Arranjo: M Boaretto 

Direção geral: Vicente Ribeiro 

Local: Coordenadoria de Cultura UFPR – YouTube

29/04/2021 – 20h: Estreia do vídeo da canção Os Rios (Cláudio Nucci e Juca Filho)  

Intérpretes: Cantores do Grupo de MPB da UFPR 

Arranjo e direção geral: Vicente Ribeiro 

Local: Coordenadoria de Cultura UFPR – YouTube