Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

No Abril Indígena, que tal conhecer um pouco mais sobre as pesquisas dos estudantes indígenas da UFPR? 

Egresso do PET Litoral Indígena/UFPR é o primeiro mestre indígena em Antropologia Social formado pela UFRGS 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por MAE-UFPR (@maeufpr) em

No último 30 de março, Douglas Jacinto da Rosa, intelectual Kaingang, defendeu sua dissertação de mestrado no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social/PPGAS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Ele é o primeiro antropólogo indígena formado no PPGAS/UFRGS. 

Douglas é Bacharel em Gestão Ambiental pelo Setor Litoral da UFPR, onde desenvolveu pesquisas sob orientação da Profa. Dra. Ana Elisa de Castro Freitas/UFPR. É pesquisador colaborador do Laboratório de Interculturalidade e Diversidade/LaID ex-bolsista do PET Litoral IndígenaEm sua trajetória no PET/UFPR, Douglas contribuiu na formulação de metodologias inovadoras na graduaçãona implementação de ações afirmativas e na agenda de pesquisa colaborativa e interepistêmica.  

A pesquisa de Douglas contribui de modo importante aos estudos Jê do Sul, focalizando territorialidades Kaingang na região do Alto Uruguai e enfatizando sua dimensão ambientalDe acordo com Douglas, a ecologia resiliente e resistente das retomadas territoriaisatua positivamente no enfrentamento da degradação ambiental decorrente dos regimes de exploração e contaminação de águas, solos e florestas pelo agronegócio. 

A dissertação intitulada “Território, territorialidades, narrativas e retomada Kaingang na Bacia Hidrográfica do Alto Uruguai:  um ensaio etnográfico em Goj Vêso” foi orientada pela Profa. Dra. Cornélia Eckert e contou com a avaliação dos professores Dra. Ana Elisa de Castro Freitas/UFPR, Dr. José Otávio Catafesto de Souza/UFRGS e Dr. Sérgio Baptista da Silva/UFRGS. A defesa ocorreu em ambiente remoto, em virtude da pandemia de COVID-19, contando com ampla audiência de pesquisadores de todo o país. 

Foto 1 – Membros da Comunidade Kaingang de Campo do Meio, convidados para o ato de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharel em Gestão Ambiental de Douglas Jacinto da Rosa no Setor Litoral da UFPR, março de 2015.

Foto 2 – Douglas Jacinto da Rosa e sua orientadora, Profa. Ana Elisa de Castro Freitas, apresentando resultados de pesquisas do PET /UFPR.

Foto 3 – Douglas Jacinto da Rosa participa de Mesa Redonda na Semana Acadêmica de Antropologia, UFPR.

Foto 4 – Douglas Jacinto da Rosa entrevista o xamã Kaingang Jorge Garcia, TI Nonoai, RS, 2014.

Foto 5 – Douglas Jacinto da Rosa entrevista o líder Zilio Jagtyg Salvador, TI Morro do Osso, Porto Alegre, RS, 2016

Foto 6 – Douglas Jacinto da Rosa dialoga com manifestantes em mobilização contra a PEC 2015 na região do Alto Uruguai, RS, 2019.

Foto 7 – Convite para a Defesa de Dissertação de Mestrado de Douglas Jacinto da Rosa PPGAS-UFRGS;

Foto 8 – Banca em Ambiente Remoto.

 Este post faz parte da programação do Abril Indígena UFPR 2020. Acompanhe também: 

UFPR Oficial @ufpr_oficial
PROEC @proecufpr
MusA 
SIPAD @sipad.ufpr
Pet Indígena UFPR Litoral