Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Jaguareté: Desafios da Floresta

“Jaguareté: Desafios da Floresta” é um game sobre culturas indígenas ambientado no Brasil do século XVI baseado no RPG de mesa “Jaguareté: O Encontro”, livro produzido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) em 2013, desenvolvido como projeto de extensão universitária pelo Programa de Difusão Cultural do MAE. Esta versão, lançada em 2020, corresponde a um jogo digital educacional voltado a cursos de Licenciatura como História, Geografia e Ciências Sociais, pensado como ferramenta de ensino à distância.

Em seu conteúdo pedagógico, o jogo tem como tema as relações entre indígenas e seres míticos, seus ritos, cotidiano e conflitos, destacando a perspectiva indígena, que se baseia em uma extensa pesquisa etnohistórica e etnológica realizada no MAE-UFPR. Além dos Desafios já formulados pela equipe do MAE-UFPR, a versão digital deste jogo permite ao professor a criação de suas próprias histórias com base na publicação impressa “Jaguareté: O Encontro”, também disponível em PDF.

Dessa maneira, professores e professoras podem trabalhar com conteúdo personalizado e compartilhar Desafios não apenas com seus alunos e alunas, mas também com outros professores. O jogo destina-se ao público juvenil e adulto, de maneira a contribuir com o cumprimento da Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, fornecendo material para auxiliar professores e professoras nessa tarefa. Também pode ser utilizado por alunos e alunas de graduação, futuros professores e professoras, em processo de formação.

Para jogar, faça aqui o download do arquivo para Windows*, descompacte-o em uma pasta e abra o executável.

Você também pode baixar e jogar no seu Tablet ou Smartphone Android tocando no botão abaixo (287 MB):

ATENÇÃO: Esta versão para mobile está em período de testes e pode não apresentar bom funcionamento em todos os aparelhos!

Caso tenha dificuldades de instalação no seu Android, recomendamos seguir este tutorial da Tech Tudo.

* Requisitos Mínimos: Windows 7 e Windows 10, 64-bit;
CPU: arquitetura X64 com suporte ao conjunto de instruções SSE2;
Gráficos API: DX10, DX11 e DX12-capable GPUs.