MAE-UFPR e Colégio de Pinhão lançam livro e exposição Histórias de Faxinais

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e o Colégio Estadual do Campo Prof Izaltino Bastos (Faxinal dos Ribeiros) lançam em Pinhão/PR, nos dias 9 e 10 de julho próximos, a exposição virtual e itinerante e também o livro de contos “Histórias de Faxinais”, produtos finais do projeto de mesmo nome premiado na 8ª edição do Prêmio Ibermuseus de Educação.

Os lançamentos acontecem com uma programação especial. Terça-feira (09/07) é dia do lançamento do livro e exposição itinerante no C. E. C. Prof Izaltino Bastos, em dois horários: às 9h e às 14h. Na ocasião, além da apresentação para a comunidade escolar dos resultados do projeto, serão distribuídos para os estudantes do colégio exemplares impressos do livro. Na quarta-feira (10/07), na Sala de Exposições Avenida Trifon Hanycz, 220 no Centro de Pinhão/PR, ocorre o lançamento do livro e da exposição itinerante às 14h, com a entrega dos exemplares impressos destinados às escolas municipais e estaduais do município e à biblioteca pública, bem como a doação oficial de uma versão da exposição para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhão. Já às 19h será realizada a mesa redonda “Articulação entre o passado e presente em Pinhão/PR”. Paralelamente, a exposição também está instalada na sede do Museu em Paranaguá e deverá ficar em cartaz até a primeira semana de agosto.

Tanto o livro quanto a exposição Histórias de Faxinais mostram um pouco do estilo de vida construído e valorizado ao longo de gerações pelos povos tradicionais habitantes do Faxinal dos Ribeiros e comunidades vizinhas. Suas histórias são recontadas por meio das vozes das crianças e jovens estudantes do Colégio Izaltino, bem como se fazem presentes através dos objetos guardados como preciosidades pelos moradores regionais e que foram gentilmente compartilhados com a equipe do projeto.

SERVIÇO:

Lançamento do livro com a exposição itinerante com a distribuição de exemplares impressos dos livros para a comunidade escolar.
Quando: das 9h e às 14h , Terça-feira, dia 09/07
Onde: no C. E. C. Prof Izaltino Bastos Faxinal dos Ribeiros/PR

Lançamento do livro e a exposição itinerante
Quando: Quarta-feira, dia 10/07, às 14h