Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

“Diálogos entre Museus e Populações Indígenas”: MAE oferece Oficina de Artesanato e Mostra de Filme Indígena

Se liga na programação que aconteceu no sábado, 27 de abril,  em parceria com o professor Antônio Galvão do IFPR Campus Paranaguá na nossa Sede Histórica

Oficina de Artesanato Indígena: Das 10h às 12h o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR oferece uma oficina de artesanato indígena ministrada por Paulo Tataendy (Aldeia Guaviraty, Pontal do Paraná). O artesão abordará os principais aspectos em torno da produção artesanal de artefatos, adornos, utensílios e cestaria feitos manualmente pelos Mbyá Guarani colocados à venda no dia.

Mostra de Filme Indígena: Das 13h às 14h30 teremos no Museu a exibição de um curta metragem feito pelos próprios Mbyá Guarani através de um projeto de protagonismo indígena chamado “Vídeo nas Aldeias” em que eles mesmos mostram aspectos de suas vidas no interior de aldeias no sul do Brasil e o seu trânsito entre cidades com maior adensamento urbano. Após o filme, de duração de 40 minutos, está previsto um debate sobre seu enredo e as experiências individuais e coletivas em torno do jeito se ser Mbyá Guarani.

Participe!